Amados irmãos e irmãs da Jufra do Brasil,

Paz e bem!

É chegado o momento tão esperado por todos! Sabemos o quanto esse Caderno Nacional de Formação foi aguardado por todos os jufristas, irmãos da OFS, assistentes espirituais e Família Franciscana! Eis que estamos vivendo um tempo novo!
“Um novo tempo, apesar dos perigos...” A canção popular de Ivan Lins nos incentiva a construir com coragem e ânimo um novo tempo. Por isso nos serve de trilha sonora para esse momento tão ímpar na história da Jufra do Brasil! Ela nos lembra que todo tempo novo traz desafios novos e, com essas novidades, vêm perigos, riscos e também conquistas, alegrias, realizações...
Quanta mudança! E não são apenas mudanças de hábitos, de comportamentos, de gostos, de interesses... São mudanças profundas que dizem respeito ao modo de entender a vida e de se posicionar diante dela. Não podemos perder a referência do que recebemos de herança, mas estar atentos ao novo horizonte! Muita coisa mudou!
E com a chegada desse novo tempo - nem melhor nem pior, mas apenas diferente –, a Igreja se vê desafiada a continuar a testemunhar o Evangelho e a anunciar que ele é força para viver, com consciência também de que não é possível, em tempos novos, continuar com discursos antigos, com explicações teológicas que caducaram no tempo, com práticas piedosas e devocionais que não atraem mais nossa gente, com argumentos e discursos religiosos que não encontram mais pertinência no chão da nossa vida. Então, é hora de mudança também na Igreja. E a Juventude Franciscana não pode ficar de fora dessa novidade!
É por isso que, após mais de dois anos de muito estudo, reflexão, discussão e partilha, desde as fraternidades locais até a nacional, a Jufra do Brasil apresenta agora o fruto do trabalho e comunhão de muitos irmãos e irmãs que construíram o novo também entre nós, jovens franciscanos! Os jufristas encontram nesse IX Caderno as novas Diretrizes de Formação, aprovadas pela OFS do Brasil, que passam a entrar em vigor a partir dessa publicação, veículo oficial de comunicação com a fraternidade nacional.
Esse Caderno tem essa preocupação: ajudar os jufristas a entenderem e se envolverem nessa mudança! Todos os textos foram pensados a partir das novidades que o IV Congresso Extraordinário, realizado em Mogi Mirim/SP, trouxe para a nossa caminhada formativa. Agradecemos a TODOS os que deram a sua contribuição, direta ou indiretamente, para que chegássemos até aqui... Sabemos que não agradamos a todos, mas tudo foi feito de acordo com o que a maioria de nós sonhou e desejou construir...
Boa leitura e excelente nova caminhada a todos/as!
Abraço fraterno,
                                                            Ana Carolina Miranda
                                                     Secretária Nacional de Formação 


“No novo tempo, apesar dos castigos estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer... No novo tempo, apesar dos perigos da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver... Pra que nossa esperança seja mais que a vingança seja sempre um caminho que se deixa de herança...”
Novo Tempo (Ivan Lins)